O concurso de ideias de arquitetura e paisagismo para passarelas de San Borja e arredores anunciou as propostas vencedoras em um evento realizado na quinta-feira, 6 de setembro, na Sede Nacional do Colégio de Arquitetos do Chile. O principal objetivo do concurso foi reconhecer através de um júri qualificado, representativo e credenciado pelos patrocinadores, as melhores propostas que contribuem para definir os critérios de intervenção e geração de propostas para o bairro de San Borja.
O concurso contou com um total de 86 equipes interdisciplinares cadastradas, das quais foram recebidas corretamente 34 propostas, as quais foram avaliadas por São Paulo. O resultado mostrou um Primeiro, Segundo e Terceiro Lugar, além de três Menções Honrosas. Além disso, uma Menção Vicinal foi dada a dois dos projetos destacados pela Comissão Consultiva de Bairro nos processos de avaliação.
Conheça os projetos premiados abaixo:
Primeiro Lugar
Proposta: Corredores San Borja
Equipe: Oscar Luengo Moreno, Álvaro Parraguez, Francisca Feliu, Marcos Muñoz, Beatriz Herriet, Matías Ramírez.
Segundo Lugar (+ Menção Vicinal)
Proposta: Ensamble San Borja
Equipe: Daniela Moder Estrada, Clara Miguens, Rodrigo Ruiz Medina, Victoria González, María Lorena Carballo, Nicolás Benedetti, Marina Constanza Hurst.
Terceiro Lugar
Proposta: Circuito de Activación Temporal
Equipe: Beatriz Coeffé Boitano, Pablo Montecinos, Giancarlo Acosta, Carlos Jorquera, Camila Pascual.
Menção Honrosa (+ Menção Vicinal)
Proposta: Pasarelas San Borja
Equipe: Osvaldo Salazar Mikacic, María Milagros Suárez, Yamil Najul, Adriana Hernández, Paula Hermida.
Menção Honrosa
Proposta: Incompleto: una superficie retroactiva
Equipe: Fernando Toro Cano, Pablo Rojas Bottner, Catalina Briones, Miguel Acuña, María Loreto Cerda, Eugenia Rojas.
Menção Honrosa
Proposta: Smart San Borja
Equipe: Claudia Oliva Saavedra, Sebastián Laclabère, Philippe Laclabère.
O júri foi composto por Bernardita Lorenzini, representante do Município de Santiago; Carmen León, presidenta do Conselho de Bairro do bairro de San Borja; Teodoro Fernández como Prêmio Nacional de Arquitetura, Emilio de la Cerda como arquiteto especializado em patrimônio; Pola Mora como arquiteta especializada em arquitetura contemporânea; Federico Mesa como arquiteto convidado internacional e Cristián Undurraga, eleito como representante dos participantes. Além disso, foi criada uma Comissão Consultiva de Bairro pelos vizinhos Torres 3, 4, 5 e 6 do bairro de San Borja, com direito a falar no processo de avaliação do júri em diferentes instâncias de discussão e revisão das propostas.
O concurso contou com a organização conjunta do Ilustre Município de Santiago, o Conselho de Vizinhos do Distrito San Borja e Pasarelas Verdes, a produção do Grupo Arquitectura Caliente, o financiamento do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio, e o patrocínio do Colégio de Arquitetos do Chile e da Associação dos Escritórios de Arquitetos do Chile.